sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Saudades


Este texto, escrito por mim foi lido por meu irmão Rogério Andrade por ocasião da missa de um ano do falecimento de nosso pai, Analdino Brito de Andrade realizada na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Acredito que por ser atual e por continuarmos (família e amigos) reverenciando aquele que foi o nosso prumo merece ser publicado no blog como uma homenagem neste momento em que comemoramos o segundo ano de sua passagem para outra vida e em que reverenciamos o nascimento de Jesus Cristo.



"Todas as coisas se aliam para o bem para aqueles que amam o bem". Em outras palavras, amar o bem significa ocupar-se com pensamentos bons. Este pensamento está no livro de Emmet Fox, um irlandês que estudou profundamente os ensinamentos de Jesus, em especial, o significado do "Pai Nosso" e o "Sermão da Montanha".
Hoje, nós comemoramos a partida (dois anos atrás), para outro plano de nosso Pai, avô, irmão, tio e sogro. Desenlace esse ocorrido numa época reverenciada por todos os cristãos do mundo, qual seja o nascimento de Jesus Cristo.
Portanto, época para que as pessoas de boa fé e vontade proclamem para si, e os transformem em atos para os outros, os bons pensamentos. Assim o fez, com a modéstia que sempre o caracterizou Analdino Brito de Andrade nas suas oito décadas e meia de vida.
Claro que, como humano, factível de erros, de arrogância e, às vezes, até de descrença. Mas não podemos negar, e aqui fica o pleito de todos aqueles que o conheceram, que o "Seu Analdino", ou "Analdino da Farmácia" como todos carinhosamente o chamavam, praticou o bem. Não apenas em pensamento, mas, também, em atos.
Analdino Brito de Andrade é uma página da História, com letra maiúscula, do nosso município. O é porque a construiu e a marcou com o seu saber, ao longo de sua existência.

É costume milenar que na morte os familiares e seus pares esqueçam os erros e proclamem os acertos de quem partiu. Mas temos certeza, neste caso, de que os acertos suplantaram os erros.
Não foram poucos os que, ao longo de tantas décadas proclamaram sua confiança e seu amor por esse homem que dedicou sua vida a atender a todos sem distinção de raça, credo, cor, posição social ou econômica.
De pé, atrás do balcão, coçava insistentemente a parte de trás da cabeça, um gesto que o caracterizava, ao ouvir, examinar ou diagnosticar o amigo, a amiga ou uma criança que o procurava. Sem ser médico, era preciso no diagnóstico. Para muitos, abaixo de Deus, só Analdino na terra.
Faz-nos falta, a nós, sua família, sua ausência, como o faz nossa mãe que há tantos anos partiu. Mas temos a certeza de que falta maior "Seu Analdino" faz àqueles que sempre precisaram dos seus préstimos. Queimadas perdeu, como já aconteceu com outros nomes que honraram suas tradições, ao longo dos últimos anos.
E como perdeu. Perdeu um homem que cultuava o saber. Que cultuava a cultura e, acima de tudo, que cultuava princípios. Princípios esses que alimentou seu corpo e espírito ao longo dos seus 86 anos de vida, mesmo que às vezes à custa de dissabores, tristezas traições e outras vilanias tão comuns aos mortais
Mas a tudo sobe superar. Talvez fruto de um espírito mais elevado, mais sublime. Desculpe-nos, a nós sua família, por tantos elogios. Sabemos reconhecer seus erros e os muitos fracassos como ser humano e, acima de tudo, como cristão, que colecionou ao longo de sua existência.
Mas lembremo-nos, todos, que nosso Pai, avô, Irmão, Tio e sogro não está em julgamento, para o bem ou para o mal. Recordemo-nos de Jesus, no Sermão da Montanha, quando nos chama a atenção para julgamentos e pré-julgamentos. Disse Ele: "não julgueis para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medidos vos hão de medir a vós". (Mateus 7).
Nós, filhos, netos, sobrinhos, irmãos e noras agradecemos a todas as pessoas, que hoje e nos últimos dois ano, manifestaram seu pesar pelo desenlace de Analdino Brito de Andrade e hoje participam desta comemoração. E cremos, como cristãos, que ele está em paz. Que está ao lado da Luz, da Verdade e da Justiça.

Muito obrigado

2 comentários:

  1. Um Grande Cidadão. Um Grande Homem. E principalmente um Grande Amigo.

    Saudades...

    ResponderExcluir
  2. Meus caros amigos,
    Sem dúvida, posso asseverar que o breve tempo que vivenciamos ao longo de cada ano que passamos juntos acresce muito na minha formação pessoal e reforça a minha crença de que o que faz a diferença é a preservação dos amigos que nos trazem harmonia e alegria de viver.
    Por isso espero nos encontrar com mais freqüência e regularidade neste ano novo que se inicia e que verdadeiramente este nos traga mais prosperidade e realizações.
    Quero aproveitar a magia deste momento de passagem de ano em que renovamos as nossas esperanças de maiores conquistas para reconhecer e agradecer a todos vocês pela edificação e aperfeiçoamento da minha personalidade que permitem vencer os desafios, pois aprendemos juntos que devemos seguir lutando para suplantar o medo e reunir forças e perseverar em busca dos nossos sonhos sempre tendo em mente que toda mudança inicia um novo ciclo de construção.
    Neste ensejo desejo a todos um Ano Novo repleto de realizações, sobretudo com saúde, paz e amor, e que as bênçãos do Senhor se estendam a todas as pessoas menos afortunadas para que consigam agarrar-se à esperança de melhores dias e vê-la materializar-se em exitosas conquistas.
    Um forte abraço do amigo,
    Jesner A. Barbosa

    Cada novo amigo que ganhamos no decorrer da vida aperfeiçoa-nos e enriquece-nos, não tanto pelo que nos dá, mas pelo que nos revela de nós mesmos.
    (Miguel Unamuno)

    ResponderExcluir