O passarinho do pé de fícus do Bar de Osvaldo, de fato, não dormiu nos últimos dias, tal o barulho de fogos e gritos histéricos que partiam de vários cantos, sem encantos. Serviu-lhe de consolo uma verdade: Comemoravam o que, mesmo? Sim, porque derrotados o foram, inclusive, o atual presidente (de forma ilegal e imoral) da Câmara Municipal, o ex-PT, ex-PV e ex detentor de uma moral esfarrapada, o vereador Lazaro, de quê, mesmo? Ah, sim. Do Sicoob.
Mas, dizia eu. Comemoravam mesmo o que? A derrota, ou melhor, a cassação dos mandatos de prefeito e vice? Sim, porque não restam dúvidas. Ambos, Edivaldo Cayres e Francisco César foram cassados, pela segunda vez, pela Justiça. Este é o fato. A manutenção de ambos no cargo de prefeito e vice, tomada numa decisão surpreendente e inesperada pelo presidente da Corte (Sinésio Cabral Filho) votando contra sua própria decisão, não invalida a crua verdade: ambos estão cassados.
ENTÃO COMEMORAVAM O QUE? Ah, sim, a desvergonhada roubalheira que, por certo, vai continuar sob o auspício da Justiça que os manteve no cargo, mesmo cassando-lhes os diplomas e os direitos políticos. Seria este o consolo dos tolos? E quem seriam os tolos da vez? Os que lutam pelo início imediato da moralização das práticas políticas em nosso município, ou aqueles que, como abutres na carniça, lambuzam-se na podridão da corrupção?
Eu não tenho dúvidas em responder tal indagação. Mas o povo (eleitor), este talvez não consiga perceber como um prefeito cassado em duas pontas da Justiça baiana, consegue se manter no cargo. São estes os absurdos que levam o povo a descrer na Justiça dos homens e se aferrarem com todo o ardor na Justiça Divina. Não compreendem os meandros do poder e como interesses difusos se fundem em beneplácito de uns poucos, mas com prejuízo para a maioria.
O passarinho do pé de fícus do Bar de Osvaldo não se surpreendeu com a algazarra. Isso vem do governo passado, quando o ex-prefeito afeito ao poder, como macaco em visgo de jaca, tapeava o povo com foguetório somente semelhante aos protagonizados pelo finado Inácio das Galinhas nas noites de Sábado de Aleluia sacrificando Judas.
Eles são os donos da festa porque o fazem com o dinheiro público. Não importa para eles (Edivaldo e César e seus cupichas) que, descaradamente e sem feição, discursem em praça pública saboreando a derrota no pleno do TRE - Tribunal Regional Eleitoral – que cassou os seus diplomas. É um descaso para com a opinião pública.
Saberá o desembargador Sinésio Cabral (que, surpreendentemente concedeu a estes dois o direito de permanecerem frente à administração do município de Queimadas enquanto aguardam o julgamento do recurso que entraram no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)), o despudor com que comemoraram com dinheiro público, a derrota que sofreram no Tribunal que presidiu e, que, com seu voto definitivo, cassou o diploma dos dois?
Por certo que não. Porque o desembargador Sinésio Cabral não compactuaria com esta farsa (uma derrota transformada em vitória) e com o despudor de utilizar dinheiro público numa tentativa de consagrar tristes figuras que diminuem a história e a grandeza de Queimadas.
Por certo o desembargador Sinésio Cabral Filho não tomou conhecimento dos boatos de que antes que o segundo colocado fosse diplomado pela Justiça e assumisse de direito o poder administrativo municipal, os cassados teriam sacado verbas do Banco do Brasil. Boatos estes que podem se tornar verdadeiros. Basta ver que não pagaram os funcionários que recebem no dia 10.
Mas não foi esta uma das razões alegadas por seus advogados para mante-los no cargo? Por certo o desembargador Sinésio Cabral não tomou conhecimento de que, durante uma semana (desde a cassação até a sua manutenção no cargo) a prefeitura ficou paralisada porque os detentores de cargo de primeiro e segundo escalão sumiram de seus postos.
Por certo (e não haveria como), o desembargador Sinésio Cabral Filho não tinha conhecimento do rombo (sobretudo da Secretaria Municipal de Saúde), junto ao Banco do Brasil por conta de empréstimos consignados feitos por funcionários públicos. Na verdade, o BB empresta dinheiro aos funcionários e, no final de cada mês, quando é feito o pagamento salarial, a prefeitura desconta o valor correspondente e o repassa ao banco. O problema é que a prefeitura vinha descontando, mas não fazia o repasse.
O que fazia com o dinheiro recolhido dos funcionários? Só eles podem responder ou a Justiça descobrir. O fato é que o rombo chega a uma cifra estonteante: R$ 100 mil. E como isso se tornou público?. Por inconfidência (motivada pelo medo) do ex-gerente da agencia do BB Queimadas preocupado com o rombo e avisando ao prefeito que iria assumir Paulo Sérgio Brandão, de que sacaria o dinheiro da conta. O que foi rechaçado imediatamente por Serginho.
Não. Por certo o desembargador Sinésio Cabral que com seu voto cassou os diplomas de Edivaldo Cayres e Francisco César desconhecia todos estes malefícios. Porque se o soubesse não concederia. Talvez não existam culpados. Talvez sejamos todos nós (povo de Queimadas) por sermos tão cordeiros e não alertarmos como deveríamos os poderes constituídos para os atos irresponsáveis dos nossos dirigentes políticos.
Ou quem sabe o senador Demóstenes Torres (DEM) esteja certo. Afinal, segundo ele, as negras escravas brasileiras não foram estupradas por seus senhores. Foram relações consentidas. Daí, a miscigenação da população brasileira e, portanto, não há razões para se aprovar a cotas para negros nas universidades brasileiras. Nós somos os culpados. Eles, os Edivaldo e Cesar da vida, os inocentes. O TSE dará a sua palavra final. É esperar para ver, ou crer.
Como sempre, o que não é nenhuma surpresa, a Justiça acaba mostrando a desordem em que se encontra. E essa historinha será idêntica às que presenciamos tempos atrás, em que o mal prevaleceu e que nada podemos fazer, a não ser aceitar as decisões absurdas da justiça que alguns ainda pensam em acreditar.
ResponderExcluirPor isso que digo e repito, pobre Queimadas! Que Deus tenha piedade desse povo ignorante e miserável, pois assim como eu, tenho minha consciência limpa, pois não votei em nenhum desses em que lá estão, pelo menos por enquanto!
Saudações, Mestre Haroldo.
É tempo de colocarmos um fim em tudo isso, principalmente em uma comunidade ou município que ainda exibe cacatrizes horríveis de corrupção, pois demonstrar que a sanha sancionatória da JUSTIÇA, não está formatada apenas aos socialmente excluídos, mas, igualmente e talvez sobretudo, a tiranos e àqueles que patrocinaram de qualquer modo a tirania. Caso contrário, o direito do povo, anda esta vez, reforçará sua natueza de prevalene seletividade esquecida e tornará axioma a maledicência de quem o compara a uma serpente, por somente ferir aos que andam de pés descalços. A ela, coturnos soem ser resistentes. !!!
ResponderExcluirUm forte abraço !!!!
O prefeito deveria ser responsabilizado pelo que aconteceu na casa de Celeste e nos ultimos dias em Qdas é uma vergonha gastaram tanto dinheiro com fogos e cachaça, e ainda hoje dia 16 os funcionários da administração estão sem receber seus vencimentos não podemos mais aceitar coisa tal, uma vez que na quinta feira dia 11 Polyana esta na rádio falando em desbloquear a verba eu pergunta kd Polyana, vc se calou foi? há já sei o prefeito cassado permanence no cargo e vc e seu vice se calam? Vamos lá povo de queimadas vamos deixar a paixão besta de lado vamos cobrar o que é nosso ja que nem os serviços publicos estão sendo realizado com frequencia.
ResponderExcluirSou filho desta cidade maravilhosa,e a anos vejo esta disputa eleitoral em Queimadas,quando isso vai acabar?Quando uma lado ganha aparece alguem pra falar mal e virse e versa.Por que não se juntão para um bem só o bem desta cidade,todos os anos que vou a Queimadas é mais dificil de ver seus verdadeiros filhos,pergunto cade siclando foi embora pra São Paulo,cade fulano foi embora pra Salvador,fico me perguntando o que esta acontecendo será falta de emprego? ou de vergonha mesmo? Hoje moro em Brasília onde deveria ser exemplo de politica para todo o Brasil,e tambem vejo que é a mesma coisa, só ha uma diferença aqui a população não briga por lado politico, independentemente de quem em voto todos brigão pela cidade...Aqui fica meu protesto e gostaria muito da proxima vez que eu for a Queimadas vê esta cidade feliz.Não tenho preferencia por nem um destes que estão ai afinal tenho duas grandes familias envolvidas diretamente nesta disputa e amo a todos.Familia Andrade de (Analdino Brito e Regina) e Lantyer de (Toinho e Geraldo).
ResponderExcluirEle esta de volta depois de um tempinho fora das lentes do povo queimadense ele retorna como uma fenix resurgi das cinzas. Dr Moleque esta de volta com mais atrocidades do que nunca, imagine que dessa vez o mesmo foi com um grupo de pessoas a casa de adversários politicos e fez gritarias, arruaças, soltou muito foguetes coisas que um moleque sem princio faz quando não se tem justiça numa cidade abandonada como nossa querida queimadas.
ResponderExcluir* QUEIMADAS SOFREDORA QUE TANTO AMO!*
ResponderExcluirÉ COM MUITA TRISTEZA QUE ABRO AS PÁGINAS DESSES SITE,BLOG E VEJO MAIS UM FILME SE REPETINDO NA MINHA AMADA QUEIMADAS,DOÍ,DOÍ,DOÍ...
SÓ QUEM AMA MUITO ESSA TERRA SABE O QUE SINTO,É DOLOROSO VER QUEIMADAS ABANDONADA,MAL ADMINISTRADA,ONDE VAI PARAR TUDO ISSO? SERÁ QUE O POVO QUEIMADENSE MERECE TAMANHO DESCASO?É REALMENTE UMA CRUELDADE,UMA FALTA DE RESPEITO COM O POVO E COM O MUNICIPIO.QUEIMADAS É A CIDADE QUE MENOS CRESCE,UM POVO SEM CONHECIMENTO ALGUM DE SEUS DIREITOS AO PONTO DE SE ACOSTUMAREM COM TANTA COVARDIA.
CHEGAAAAAAAAAA,VAMOS DA UM GRITO DE LIBERDADE,VAMOS ACORDAR MEU POVO,FAZER VALER SEU VOTO,NÓS SOMOS RESPONSÁVEIS PELOS POLITICOS FRACASSADOS QUE ELEGEMOS,NÃO É JUSTO VER GERAÇÕES E GERAÇÕES SOFRENDO,PRESENCIANDO TAMANHAS VULGARIDADES.
FICO MUITO TRISTE COM TUDO ISSO,QUERIA VOLTAR NA MINHA CIDADE E VER SEU PROGRESSO,SALÁRIO EM DIAS,ALEGRIA NA FACE DE CADA UM,O GESTOR PRESENTE,OS PROBLEMAS SOCIAIS SENDO SOLUCIONADOS,FÁBRICAS,A SEGURANÇA PUBLICA CAPACITADA PARA DESEMPENHAR UM BOM TRABALHO...PEÇO A DEUS QUE NA SUA INFINITA BONDADE COLOQUE AMOR NO CORAÇÃO DESSAS PESSOAS QUE SE DIZEM "AMAR E QUERER ADMINISTRAR QUEIMADAS"QUEM AMA CUIDA,QUEM AMA RESPEITA,QUEM AMA SONHA COM MELHORAS E FAZ POR ONDE TUDO MELHORAR...
TORÇO PELO PROGRESSO DA MINHA TERRA,AMO MINHA ORIGEM,MINHA RAIZ.
DEIXO AQUI MEU CLAMOR PARA MEU POVO QUEIMADENSE,QUE FAÇAM MELHOR SUAS ESCOLHAS,QUE ACREDITEM NO AMANHÃ,QUE O AMANHÃ SERÁ MELHOR QUE HOJE E ONTEM.
VAMOS SAIR DA ZONA DE SOFRIMENTO.
SAUDADES DA MINHA TERRA SOFREDORA!!!
UM BEIJO CARINHOSO AO MEU GRANDE AMIGO HAROLDO.
"O FRACASSO JÁMAIS NOS SURPREENDERÁ,SE A NOSSA DECISÃO DE VENCER FOR SUFICIENTEMENTE FORTE"
*** QUEIMADAS AMADA...***
MINHA AMADA QUEIMADAS_________QUERO TANTO TE VER SORRIR!
ResponderExcluirpow bila colocor pra lar .
ResponderExcluircidade esta passando por alguns problemas que logo será resolvidor ..
PARABÉNS AMABILIA,ME EMOCIONEI COM SUAS PALAVRAS,VOCÊ DISSE TUDO,SEMPRE AUTÊNTICA E VERDADEIRA.
ResponderExcluirQUEIMADAS E O POVO QUEMADENSE MERECE UM POUCO MAIS DE RESPEITO.
PARABÉNS PARA HAROLDO POR ESSE TRABALHO MAGNIFICO.
RESPOSTA DE POLYANA DE CAPITÃO PARA ANÔNIMO COVARDE.Em primeiro lugar o erro maior foi de quem pediu o bloqueio, desde quando as folhas de pagamentos dos servidores já se encontravam no banco, acompanho o pagamento todos os meses justamente para não acontecer isso com os servidores, desde quando não estou aqui para julgar quais as intenções do pedido do bloqueio.Quero dizer a você homem ou mulher covarde,idiota, que não tem o que fazer,não tem objetivos nem perspectiva de vida, não fique com o meu nome no blog seja mais você tenha personalidade,caráter e venha ate a mim,afinal você me ver todos os dias e fica com essa cara de sacana blog ando, nada melhor que vim pessoalmente .Você mesmo sabe quem é você??? e julga os outros pela pessoa que você é! Enquanto ao meu pronunciamento fui com a autorização do próprio MM. desta Comarca.Se você por você eu não iria.Sabe,você não é capaz de assumir seu caráter quanto mais um pronunciamento. Enquanto MM. é capaz de assumir o que fala e o que faz.OBS.(MM. Se você não for capaz de entender significa Juiz)em relação a presidência nunca irei me calar,não vejo porque!não sou do tipo oportunista,punguista como você, que vive de barganha e torce por conveniência.Seria melhor vim ate mim, admiro pessoas corajosas,sincera como eu .Acredito que são poucas e do seu tipo existe vários .vai te ....!!!Procure o que fazer para ocupar seu tempo vazio e sua mente pobre e inútil.E o projeto PADRE CARLOS GABANELLI esta precisando de voluntario !!!ABRAÇO E DEUS TE ABENÇOE.
ResponderExcluirAssim como grandes obras são a menina dos olhos dos politicos por Serem fontes de suas Insaciaveis maracutaias, os problemas no Judiciário são uma meninas dos olhos dos Juízes e Advogados, pois conforme ecoa nos quatro cantos da cidade, houve um saque vultoso da Prefeitura da cc , isso nos dias que Cassação anteceraram um e retorno dessa cambada q ai está, mas isso ja vem desde uma Desastrosa gestão passada cada um entra e sai das cassações ocorridas se esvaziam cada vez mais os cofres publicos surrupiados, que calvario de minha terrinha .. .
ResponderExcluir