quinta-feira, 13 de março de 2014

Medo da polêmica

Medo da polêmica



Desconheço o inteiro teor do depoimento do prefeito de Queimadas, Tarcísio Pedreira, na queixa que prestou contra este blogueiro. Por essa razão, após intimado para esclarecimentos dos fatos, voltarei ao assunto com a precisão que este blog se orgulha de sempre se conduzir.

Mas, antes, minha estupefação: Que papelão, Sr. Prefeito! Então, quer acrescentar aos seus vencimentos milionários uma quantia pecuniária caso obtenha êxito na Justiça? Uma pergunta, já que perguntar não ofende ninguém: alguém sabe quanto recebe o alcaide e sua família entre salários e diárias? Respondo: não menos de R$ 30 mil somando-se todas as vantagens como transporte, combustível e por ai vai.

Neste momento não estou preocupado em responder as questões acima. O que realmente me espanta é ver um protótipo de político da velha guarda (aqueles coroneizinhos de meia tigela que mandaram no interior do país, em especial no Nordeste até a década de 30 do século passado) posar para fotos ao ir de encontro a uma das maiores conquistas do Estado Democrático de Direito, que é a liberdade de Imprensa. A liberdade de se expressar livremente.

Na verdade, sua decisão de ir à Justiça se explica de duas maneiras. A primeira, por covardia. O prefeito tem medo de um debate público, seja por meio deste blog ou por outros meios como as emissoras de rádio existentes em nosso município. Todos eles democráticos, onde qualquer pessoa pode expor sua visão, sua ideologia e seu pensamento sobre qualquer área do conhecimento, com mais determinação, neste caso, na política ou na gestão política para sermos mais precisos.

Não, não se iludam acreditando que o alcaide não tem preparo para o embate político. É ai que vocês se enganam. Não é por esta razão. O atual prefeito foi forjado nos conchavos da política queimadense, inclusive, nas mais rasteiras e foi aluno de mestres na arte da enganação, da empulhação e na arte da manipulação.

Melhor exemplo é sua própria genitora, ela aluna do ex-prefeito José Mauro de Oliveira (seu irmão) e mestra do seu filho, o atual prefeito. A grande diferença da mestra e do aluno filho para o irmão e tio professor é que este (Maurinho) teve professores catedráticos, como o sogro, Ranúsio Araújo Batista e o seu padrinho político, João Ferreira da Cruz.

Mas, neste momento, é preciso fazer uma grande ressalva. Os dois mestres catedráticos que citei não se enquadram neste tipo de empulhação, enganação e manipulação a que me referi. Estes três condimentos eram usados, por esses catedráticos, com a habilidade e a destreza dos Chefes da cozinha francesa que sempre se pautam em oferecer o melhor de si.

Os franceses, no preparo de iguarias inigualáveis. Os catedráticos, na pura arte de fazer a política na sua forma mais simples e pura, às vezes ingênua, ou seja, utilizando-se dos princípios da honestidade, da ética e da transparência com o objetivo de manobrarem a política queimadense por tantos anos com o objetivo de permanecerem no poder.

Catedráticos o foram ao não transmitirem a determinados alunos o verdadeiro “pulo do gato” (desculpem a expressão vulgar) que é o de saber valorizar e, acima de tudo, cultivar esses princípios quando decisões políticas necessitavam das suas artimanhas para solucionarem conflitos em prol da sua comunidade.

Tinham receio de que, num futuro não muito distante um aprendiz viesse a confundir um jeito muito especial de fazer política, com um jeito desastroso de fazer politicagem. E não estavam enganados. E o erro partiu de um dos seus melhores aprendizes, José Mauro Oliveira Filho.

O erro: este mestre, que não chegou a catedrático, não soube transmitir os ensinamentos aprendidos e, o que é pior: deixou de ministrar aquele “pulo do gato” (que aprendeu), o de saber até ultrapassar os limites daqueles princípios, mas sem perder o tom.

Daí. Daí que temos, o que temos. Um político menor. Um político que reza pela cartilha ou, ainda mais surpreendente e perigoso, reza com um rosário apertado às mãos, joelhos em cima do milho e tendo ao lado sua mestra e genitora sussurrando-lhe como não se deixar levar por esses princípios tão caros aos velhos catedráticos e tão necessários neste momento.

Por fim, que o texto já se alonga, vamos à segunda verdade. A queixa é uma forma que o prefeito pensa ter encontrado para silenciar uma das poucas vozes que se levanta para conscientizar o povo e, para seu desespero, “passar a limpo” esta administração forjada no cinismo e conduzida com mão de ferro por pessoas despreparadas.

Só isso explica a sanha destruidora deste alcaide e de sua genitora, sem esquecer alguns áulicos que “comem e bebem” dos recursos públicos e, por esta exata razão, se alinham a este ditador de meia pataca, se vale tanto.

Pois que denunciem. Não tenho “medo de cara feia” e muito menos de coronelzinho que bebeu o leite da insignificância. Você é o traço do nada. O blog é “o início, o fim e o meio” e este escriba a “mosca na sopa”, plagiando Raul Seixas.

Mas, aviso, este blog não se intimida e jamais se calará. Continuará sua luta em defesa da decência na política e da honestidade com a coisa pública e, sem meias palavras, da população de minha terra. Doa a quem doer. Vamos ao inquérito.

15 comentários:

  1. Bravo,Sr Haroldo,discordo as vezes das suas palavras,mais o conteúdo não discordo nunca.Seu irmão está um pouco calado,deveria se manifestar mais,a câmara de vereadores é um fracasso,seus membros não disseram até agora para que vieram.Infelizmente não posso me identificar,pois sou funcionário público municipal e se assim o fizer serei perseguido mais ainda do que já sou,mais tenha meu apoio na caça a um governante incompetente,ditador,perseguidor e outros adjetivos mais,que Queimadas já viu.Siga nesta luta que as vezes é inglória,mais siga em frente Queimadas um dia vai te agradecer de joelhos.GRANDE ABRAÇO HAROLDO(assim gritando para todos ouvirem)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Haroldo, gostaria de deixar aqui o meu apreço e de tirar o chapéu para você... Palavras já estão todas ditas aqui. Você é o homem que Queimadas precisa e como você deveria de haver muitos mais, mas infelizmente, ainda reside nesta cidade o medo, ou receio, de denunciar seja quem for, para não sofrer represálias, sendo este povo muito carente e necessitando sempre de "esmola" da prefeitura corrupta. Um muito bem haja pela pessoa e que Deus o conserve sempre assim GUERREIRO!!! Abraço amigo e muito sucesso para sua vida!

      Excluir
  3. O liso tá pensando que vai ser como foi o caso do filho de Edleuza do alto, que ele ganhou 500,00 de um pobre rapaz,agora a coisa pega,Jornalista é diferente,tá pensando o quê seu ditadorzinho fracassado?A juíza que você ganhava tudo já se foi,o território da justiça é neutro,acabou sua festa de tudo ganhar lá naquele fórum fedorento, seus dias estão contados como prefeito(o processo vem aí),aí você retornará a sua vidinha de filhote de mainha.

    ResponderExcluir
  4. O liso tá pensando que vai ser como foi o caso do filho de Edleuza do alto, que ele ganhou 500,00 de um pobre rapaz,agora a coisa pega,Jornalista é diferente,tá pensando o quê seu ditadorzinho fracassado?A juíza que você ganhava tudo já se foi,o território da justiça é neutro,acabou sua festa de tudo ganhar lá naquele fórum fedorento, seus dias estão contados como prefeito(o processo vem aí),aí você retornará a sua vidinha de filhote de mainha.

    ResponderExcluir
  5. Bravo Haroldo! Ficou impressionado com a postura do "liso". Hoje vive de aparência de bom pastor, mas antes vivia na rádio falando com termos baixos de ex-gestores, em especial uma ex-gestora que hoje lhe apoia e hoje está ofendido com comparações de suas atitudes com um moleque no blog. Chora filhinho mamãe te dá leite.

    ResponderExcluir
  6. Nao posso expor meu nome senao a coronela irmã do xicoteador de meia tigela me poe na zona rural dificultando ainda mais minha vida. Estamos com o senhor seu Haroldo o coronelzinho baraozinho riquinho quer mostrar humildade deveria fazer curso de teatro e seguir enfrente pra ser ator ele só engana os bestas a mim mesmo não a família tão sugando nosso dinheiro a Educação ta maculada a Saúde ta ruim DormiDira é só abrindo a boca e recebendo ordens de quem realmente coordena a saúde. Continue na luta sr haroldo o tempo só é ruim pra quem nao sabe esperar estaremos juntos na próxima se Deus quiser e ele quer porque chega desse prefeitinho que só anda bebado e tomando ousadia com as mulhres.

    ResponderExcluir
  7. Quem viu o vídeo inteiro do forró do Marizinho viu ele com uma moça dançando e carregando ela no colo inteiramente bêbado depois de algumas horas antes ter pronunciado "PORRAS E CARALHOS" para os ouvidos te toda sociedade queimadense.Êh Queimadas azarada.

    ResponderExcluir
  8. Esse prefeitozinho de araque, tem que ser colocado no lugar dele, um cara cheio de artmanhas, mentiroso, tinhoso feito o cão, não pode ficar no comando de nossa cidade, mim desculpe por não mim identificar, pois sou ACS e vocês sabe o que aquela vibora da renata pedreira pode fazer contra mim, Renata seus dias de burguesias estão contados, você agora não nos conhece mais, aliás vc está onde mesmo pq esses dias não apareceu na pmq.

    ResponderExcluir
  9. Essa é uma tática manjada e ultrapassada de políticos incompetentes, disfarçados de coronéis... fique tranquilo, a imprensa não pode ser calar! Ele mostra seu despreparo, fraqueza e que realmente age como um moleque, prejudicando em mais um ano os funcionários concursados e enchendo a prefeitura de contratos sem necessidade, enquanto sindicatos vendidos se calam e temem... mas, essa corja não ficará ai pra sempre!

    ResponderExcluir
  10. Meus parabéns pelas palavras vc como pessoa tem o direito de se expressar sim,não devemos ter medo de dizer o que pensa. Opovo tem que parar de ser "inocentes", e agir e correr atrás dos seus direitos e de procurar o melhor pra nossa cidade.
    Assinado:Monike Bastos viana da Silva. Não tenho medo de me indentificar.

    ResponderExcluir
  11. Eu vejo todas essas postagens, essas ofensas enfim... Um agredindo o outro com palavras... Essas é a política Queimadense, uns nunca aceitam a derrota... Não votei no atual prefeito, Mas gostaria de deixar a minha pergunta a você Sr. Haroldo, Por que quando servia ao municipio como Secretario de Saúde muito você desviou dinheiro, e não época que o Senhor " MAMAVA " PQ nada postava? Por que se calou? Faltava tempo à você para contar dos desvio que fazia na sua gestão? Rapaz ninguém é perfeito, e deixa essa paixão recolhida de lado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Observe Sr. "Anônimo" que o Sr. incorre no mesmo erro doprefeito ao me chamar de ladrão ("muito você desviou dinheiro") e nem por isso vou à Justiça para que provem a acusação. Este blog, ao contrário do que pensa, não está a serviço do "bate-boca", mas, sim, de uma discussão saudável sobre a política e a administração em nosso município. Muitos podem não gostar. É o direito de todos, mas negar e agredir a liberdade de imprensa indo à Justiça contra um jornalista é atentar contra o estado Democrático de Direito tão duramente conquista pelo povo brasileiro.

      Excluir
  12. A politica é assim mesmo. O prefeito tem sua assessoria de imprensa pra se defender. A Oposição, seja em qual esfera do poder for, o papel é atacar. Uma oposição que elogia não é oposição, ou ela se vendeu, ou é fraca! Se o Senhor Aroldo cometeu erros na administração que participava, eu mesmo o critiquei e acho que não foi um bom secretário, mas, o proprio prefeito atual se serviu disso pra se eleger, Então agora tem que arcar também com as críticas... Ele fez toda trajetória política, criticando todo mundo, atacou o tio covardemente, traindo seu proprio sangue por ganancia e pra encobrir erros horríveis de sua mãe, agora no poder vem dar uma de coitado e não querer criticas! Se liga prefeito. Se o Aroldo e Serginho cometeram erros, cabe ao MP apurar e o Tarcísio que também era parte do governo, afinal era o Vice do prefeito anterior, se valeu muito bem dos erros pra se eleger. Então um erro não justifica outro. Não é porque ninguem é perfeito que agora as pessoas tem que ficar quieto na gestão atual. Todas as gestões de Queimadas, tiveram criticos e acusadores. Lembro bem dos pronunciamentos do atual prefeito na Câmara, sempre inflamado e falando de tudo. Agora quer se fazer de vitima!? Como uma administração horrorosa, a meu ver a pior da historia de Queimadas, ainda tem a cara de pau de contratar uma consultoria forjada pra dizer que é o quinto melhor prefeito! Se liga...

    Maurinho teve uma administração desastrosa, mas, enfrentou um periodo grave de crises, perseguições graves, dinheiro que o INSS pegava quase toda a verba. Ai se somou a isso a irresponsabilidade e desespero, que levou a erros ainda mais graves. Mas, agora, o atual prefeito tem tudo nas mãos, maquinários novos, muito mais recursos, uma possibilidade maior de fazer um bom governo.. no entanto, o que ele preferere? Prejudicar os funcionarios pra encher a prefeitura de contratados, atender pactos com vereadores, como no Espanta Gado onde Valmir encheu de contratos, e aqui mesmo na sede, vemos que a prefeitura tá cheia de funcionarios que o unico trabalho que tem é pegar o salário no fim do mes. Ainda temos sindicatos fracos, submissos e uma APLB que só baba-ovo do secretário de Educação! E o prefeito querendo ser o todo poderoso intocável. Se liga! Aqui na sede as obras que tão sendo feitas, nem de longe são o que poderia tá sendo feito...

    ResponderExcluir
  13. Nada mais a dizer.Perfeito!

    ResponderExcluir